quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


OTIMIZE SUA LEITURA!!!

Condicione seu cérebro: quanto mais utilizamos nossa memória, mais ela se desenvolve. Usar bem a mente é uma forma de mantê-la em forma.

A memorização e a  leitura dinâmica são algumas das maneiras de exercitá-la. A preocupação maior não deve ser com o ritmo da leitura, mas sim com sua qualidade, compreensão, interpretação, retenção e síntese.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: MATAR EM NOME DO AMOR

Sabemos da existência de Programas de Combate à Violência Doméstica que, em Belo Horizonte, buscam a criação de abrigos com o propósito de acolher e abrigar temporariamente mulheres e seus filhos em situação de violência e risco iminente de morte. O programa oferece serviços na área jurídica, psicológica e social com o intuito de reinseri-las na sociedade e resgatar sua auto-estima.

Inicialmente a violência inicia-se com insultos e palavras com a intenção de desqualificar a parceira e estes ataques vão crescendo até culminar com a violência física mesclada com a violência psicológica, tornando a convivência insuportável.  Quando a mulher ameaça sair de casa o parceiro promete mudanças que não serão cumpridas. Inicia-se novamente os insultos e a violência até que ela decida romper o relacionamento. Para que ocorra uma ruptura definitiva, várias “separações e retornos” são ensaiados, pois sentimentos ambíguos de amor e ódio estão presentes, descontentamento e esperança. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


PROCRASTINAÇÃO: POR QUE FAZER AGORA O QUE EU PODERIA FAZER DEPOIS?
Como administrar melhor o seu tempo

Costumo dizer que o tempo da forma linear que o concebemos é o fenômeno mais justo que se apresenta no planeta Terra, pois cada ser vivente desfruta das 24 horas que lhe são oferecidas diariamente da forma que acha mais adequada.
Assim, cada ser humano, independente da raça, gênero, idade, estado civil, estado econômico, status e outros, estarão desfrutando do seu tempo. Não se pode dizer que um político ou um religioso, um cidadão comum ou um artista famoso têm mais tempo para isso ou para aquilo.
O que acontece é que às vezes uma pessoa administra seu tempo de tal forma que possa parecer que aproveitou melhor o dia do que outra. É que na nossa forma de ser, desperdiçamos tempo. Listarei abaixo, algumas coisas que fazemos ou deixamos de fazer que provoca uma perda de tempo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


WINNICOTT  E A MÃE SUFICIENTEMENTE BOA

Donald Woods Winnicott (1896-1971), nasceu em Plymouth, Inglaterra, estudou medicina e especializou-se em pediatria.  Após contato com trabalhos de Freud, Winnicott decidiu-se por se tornar analista de crianças. Assim, sob a orientação de Melanie Klein, psicanalista de crianças em Londres, iniciou seu trabalho analítico.

Formulou conceitos sobre os transtornos em crianças com base em suas observações de crianças abandonadas e institucionalizadas, separadas de seus pais. Observando as relações familiares, reparou que o desenvolvimento psicológico dos primeiros anos de vida da criança são fundamentais para a  saúde psíquica do indivíduo.

Durante as sessões de atendimento, Winnicott procurava interagir com a criança e muitas vezes a presenteava com um aviãozinho de papel ou um leque, como uma forma dela levar para a sua vida um pouco do espaço terapêutico.

Winnicott valorizava o atendimento interdisciplinar, incluindo assistentes sociais, profissionais de saúde, religiosos e educadores em suas intervenções. Também orientava pais e mães nos cuidados com seus filhos. Acreditava que a mãe era a principal referência amorosa para o bebê. Por isso o vínculo mãe e filho era importante por toda a vida do sujeito, pois para existir como pessoa o bebê precisa dos cuidados de um outro sujeito humano.


Meio  e normas do homem no trabalho

Discorrerei sobre um texto que li na revista Pro-posições, 12 (2-3), 2001, p.109-121, que traz um artigo de Canguilhem, referente a uma análise que ele faz às posições teóricas de Friedmann.

Georges Canguilhem (1904-1995), foi um filósofo e médico francês preocupado com a saúde e as patologias do trabalhador. Foi orientador de Michel Foucault e compartilhava com ele muitas das suas idéias.

Georges Friedmann Philippe (1902-1977), francês, se tornou um cientista político cujos trabalhos enfocavam o marxismo e a relação do homem e o trabalho.  Valorizava o humano em detrimento da máquina.

Neste texto, Canguilhem analisa o trabalho sob o governo taylorista e aponta que há um desencontro entre os avanços tecnológicos e a adaptação do humano a essa tecnologia. É de Friedmann e de outros teóricos, que Canguilhem subtrai a filosofia humanista que imprime neste artigo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Vivência de perdas: luto e melancolia -  neurose e depressão

O artigo Luto de Melancolia, escrito por Freud em 1915, faz parte dos textos metapsicológicos, época em que Freud reflete sobre o funcionamento psíquico no que concerne a pulsão de morte, o massacre que o superego exerce sobre a outra instância psíquica - o ego, e sobre o masoquismo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Filhos
A crença de que a felicidade é um direito tem tornado despreparada a geração mais preparada .
  
Eliane Brum 




Ao conviver com os bem mais jovens, com aqueles que se tornaram adultos há pouco e com aqueles que estão tateando para virar gente grande, percebo que estamos diante da geração mais preparada – e, ao mesmo tempo, da mais despreparada. Preparada do ponto de vista das habilidades, despreparada porque não sabe lidar com frustrações. Preparada porque é capaz de usar as ferramentas da tecnologia, despreparada porque despreza o esforço. Preparada porque conhece o mundo em viagens protegidas, despreparada porque desconhece a fragilidade da matéria da vida. E por tudo isso sofre, sofre muito, porque foi ensinada a acreditar que nasceu com o patrimônio da felicidade. E não foi ensinada a criar a partir da dor.