sexta-feira, 23 de março de 2012


O CARTEL DA (DÁ) PULSÃO

Maria Aparecida Oliveira do Nascimento*
Psicanalista, Membro Efetivo do GREP.

A pulsão sempre foi um conceito obscuro e pouco inteligível para mim. Quando do estudo deste tema no Seminário de Metapsicologia a questão que se colocou inicialmente foi a pulsão de morte. Propus-me a escrever sobre ela como trabalho final de curso. No entanto fui impedida de pesquisá-la por um determinado tempo. Algo insistia em mim e em todos os momentos eu me via voltando a esta questão. Não saia dizer exatamente do que se tratava, mas restava algo que continuava me incomodando, me afetando e porque não dizer me contaminando. É “neste estado de peste1” que venho falar, ainda que de forma tímida do meu pequeno percurso no estudo deste conceito. E, quem sabe, contaminá-los também.

domingo, 4 de março de 2012


PREPARE-SE PARA SEUS QUINZE MINUTOS DE FAMA
Reinaldo Polito

No futuro todos terão direito a quinze minutos de fama

(Andy Warhol)

Se é mesmo verdade que todo ser humano tem direito a pelo menos quinze minutos de fama na vida, todos nós estamos na fila e, mais cedo ou mais tarde, nosso momento vai chegar. E, quando chegar, precisamos estar preparados para aproveitá-lo bem e, quem sabe, repeti-lo, multiplicá-lo ou até eternizá-lo.

Se os holofotes já se detiveram em você, não baixe a guarda, pois temos direito a pelo menos quinze minutos de fama, mas não necessariamente só quinze, o que significa que outros tantos poderão surgir, e a chance de alguém que já esteve na passarela voltar a ela é ainda maior. Tenho visto, até com boa freqüência, pessoas que lutaram uma vida inteira para ter seu reconhecimento público e, quando chega o momento da consagração, vacilam, deixam o cavalinho selado passar com aquele trote macio, perfeito para cavalgar. E dizem que esse animal dócil da fama, do poder e da conquista só passa uma vez na vida;  os que vêm depois são burrinhos xucros, indomáveis, sem sela, excelentes para um rodeio, mas péssimos para nos levar.

Por isso, vamos aprender já como devemos nos preparar para quando as trombetas anunciarem a nossa entrada e os flashes acompanharem os nossos passos. Luzes, câmera, abram o caminho, que vamos entrar em ação.