terça-feira, 21 de agosto de 2012


Exercícios para Fluência Verbal

Copie alguns desses exercícios e deixe-os dentro da sua carteira para acessá-los quando, nos momentos em que você estiver, digamos, ocioso, como por exemplo, numa sala de espera, parado no trânsito, fazendo caminhadas, etc, exercitar seu vocabulário, verbalizando ou escrevendo palavras, como as que sugiro abaixo. Utilize desses exemplos para criar outros e você perceberá que em pouco tempo sua expressão verbal ficará mais diversificada e fluente. Funciona, inclusive, como uma brincadeira que você pode, como num jogo, competir com outras pessoas.

 Pense, verbalize ou escreva:

1)  Palavras que rimem com um vocábulo mencionado: joelho, espelho, artelho,

2)     Palavras com a terminação especificadas: dade, mente, oso.

3)     Palavras contendo duas ou mais letras especificadas como: r...l, b...g, s...e, etc

4)     Palavra que seja sinônimo de duas outras mencionadas. Ex.: IGUAL e PARECIDO = afim, congênere, idêntico, semelhante, etc.

5)     Frases de duas palavras, sendo dada a primeira letra de cada palavra: Ex: E e D =  Economize Dinheiro!   ou   Estude Desenho! 

6)     Palavras que rimem com determinada palavra: Ex. bom = tom, som, etc.

7)     Escreva títulos alternativos para as matérias principais de seu jornal.

domingo, 19 de agosto de 2012


“CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA”: a sala de aula
Por: Paulo Volker*
NO ANO 2160
Estamos no ano de 2160. Não há mais sala de aula. Antigamente, dava-se esse nome à reunião forçada de 40, 50 crianças ou jovens entre quatro paredes, havendo, em média, um espaço de um metro e meio entre cada um. Este fato é hoje estudado nas aulas de história, como se estuda, com espanto, as antigas celas onde ficavam os padres nos mosteiros medievais.

Para se entender o que era uma sala de aula, são estudados fragmentos arqueológicos relativos às práticas realizadas nesses locais. Impressiona-nos hoje a insensibilidade das pessoas da época, que não percebiam ser biologicamente impossível manter ordem nesses lugares, tendo organismos tão agitados como crianças e jovens; ser fisicamente impossível manter a serenidade em pessoas com a capacidade de gerar e acumular tanta energia. E nos espantamos ainda mais com o fato de vários locais desse tipo terem conseguido, por métodos misteriosos e desconhecidos, manter tantas crianças e jovens parados, assentados e “atentos” por quatro ou seis horas todos os dias!

Hoje nos perguntamos: o que faziam lá? Como conseguiam fazer isso? Faziam uso de alguma droga? Algum método hipnótico? Olhamos pela janela do CENTRO COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO, com seus grandes gramados se perdendo no horizonte, anfiteatros, quadras de esporte, onde grupos de jovens e crianças orientados por tutores caminham, e ficamos imaginando como seria possível manter essas pessoas presas e fechadas em um mesmo ambiente por anos. Como seriam esses jovens que se submetiam a essa condição?

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS APRESENTAÇÕES

Revista Vencer Jan/2002 – p.54 a 59
Por Reinaldo Polito
           

-                  Gostou da apresentação?                                  
-                  Gostei, foi muito legal.
-                  E sobre o que ele falou?
- Rapaz, sabe, o que gostei? Foram os recursos visuais - a cada tópico o palestrante comandava uma espécie de raio que crivavam o ambiente, acompanhados de sons que balançavam a sala – muito legal.
- certo – mas sobre exatamente o que ele falou?
- Bem, na verdade não me liguei muito na mensagem, mas achei bastante interessante.

Nao pense que esse diálogo é pura fantasia, pois multiplicam-se os exemplos de apresentações que valorizam tanto o visual, que acabam ofuscando a verdadeira razão de ser do evento – a mensagem. 
Os recursos audiovisuais são importantes para que os ouvintes compreendam melhor a mensagem e guardem as informações por muito mais tempo.
Quando utilizados de forma apropriada, facilitam a boa ordenação da mensagem e permitem ao orador que apresente as informações em sequencia coerente e destaque os tópicos mais relevantes da exposição.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A arte de ouvir


A arte de ouvir é tão importante quanto a arte de se expressar.
Ouvir exige atitude de disponibilidade. Isto quer dizer libera­ção de preconceitos, automotivação da curiosidade intelectual, eliminação de hostilidade ou preferências.
A atitude perante a mensagem deve ser de plena liberdade e atenção e não de defesa, temor ou superioridade.

Se há uma única maneira de escutar realmente, é sem a “tagarelice” do nosso pensamento.
Isso é difícil, uma verdadeira arte. Portanto, estamos sempre comparando, julgando, avaliando, condenando. Nunca escutamos simplesmente.
Quando escutamos com naturalidade e calma, sem exclusão, escutamos tudo, não apenas as palavras.

Conclusão:
. Ouça com atenção
. Pense com clareza
. Fale com segurança



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ALGUMAS TÉCNICAS PARA FALAR EM PÚBLICO


Elaborado por Eliana Olimpio, psicóloga.
Cel.: (31)9723.0845

O MEDO pode atrapalhar você ao falar em público, pois ele boicota a sua a auto-confiança, limita a sua criatividade e  ainda diminui sua capacidade de mostrar suas outras potencialidades.
Como controlar esse medo?

Algumas dicas para controlar o medo de falar em público:
1° QUANDO O MEDO APARECER ENCARE-O NORMALMENTE.
O medo inicial é normal e com o tempo você utilizará da sua experiência para superá-lo. Para isso, enfrente-o treinando, treinando, treinando. Um dia ele não mais se apresentará.
Outra dica é, ao iniciar a apresentação olhar para o público e falar da sua emoção e de apresentar-se para eles. Eles compreenderão e o medo desaparecerá dando a você tranquilidade.  
E lembre-se: muitas pessoas que você admira também enfrentaram as mesmas dificuldades no início da sua prática em falar em público. E além do mais, você não é o único que teme falar em público.

2° CONTROLE O SEU NERVOSISMO.
Antes de iniciar sua apresentação, assegure-se de ter ido ao banheiro, de que está com todos os objetos de que necessita: anotações, óculos, caneta, etc.
Evite fumar, roer unhas, comentar sobre sua insegurança com os demais.
Procure cuidar da sua respiração, pausadamente.
Durante a apresentação, evite andar de um lado para o outro, cruzar braços e pernas ou ainda, deixar de encarar o público.

Para isso: