domingo, 27 de outubro de 2013

Um encontro com Lacan (Documentário Rendez Vous Chez Lacan, de 2011, dir...

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ANIMUS X ANIMA – SOU MASCULINO E FEMININO!

O ser humano comporta em si as faces feminina e masculina e é essa dualidade que o completa. É claro que algumas pessoas, homem ou mulher, possui uma exacerbação de uma dessas faces, apresentando-se mais ativo ou mais passivo na maior parte do tempo. Nesse sentido, a cultura oriental e ocidental coincidem na representação que fazem do masculino como ativo, dinâmico e agressivo e do feminino como passivo, plácido e pacífico. Na realidade, a sociedade exige um comportamento do homem e da mulher de forma que coincida com essa representação.

Assim, uma mulher quando se apresenta muito dinâmica e agressiva, diz-se que é masculinizada e o homem quando apresenta-se mais passivo, diz-se que é feminilizado.

Animus à representação fantasmática do masculino na mulher.
Anima à representação fantasmática do feminino no homem.


Um casal se complementa quando os parceiros sabem aproveitar as características passivas ou ativas do outro. Ocorre, porém que  a maioria dos parceiros nunca estão em condições de encarnar a parte faltante, levando o casal aos fracassos amorosos.

sábado, 5 de outubro de 2013

FILHO ÚNICO



No Brasil, as famílias, anteriormente numerosas, têm diminuído significativamente o número dos seus membros. Atualmente muitos casais optam por terem apenas um filho. Muitos pais, neste caso, se preocupam com o conforto emocional e social do filho/a, pois o parâmetro que têm para a criação dos filhos ainda é o de seus pais e seus avós, com muitos filhos, primos, tias...
Estive recentemente na China. Gostaria de ter conversado mais, com um número maior de pessoas, mas como turista fiquei muito limitada aos contatos já estabelecidos e às pessoas que falavam o inglês ou espanhol, pois não sei mandarim ou os idioma do Oriente. Mas posso adiantar que o pouco que pude conversar, aprendi o seguinte: