Meio e normas do homem no trabalho
Discorrerei sobre um texto que li na
revista Pro-posições, 12 (2-3), 2001, p.109-121, que traz um artigo de
Canguilhem, referente a uma análise que ele faz às posições teóricas de
Friedmann.
Georges Canguilhem (1904-1995), foi um filósofo e médico francês preocupado
com a saúde e as patologias do trabalhador. Foi orientador de Michel Foucault e
compartilhava com ele muitas das suas idéias.
Georges Friedmann
Philippe (1902-1977), francês, se tornou um cientista político cujos trabalhos
enfocavam o marxismo e a relação do homem e o trabalho. Valorizava o humano em detrimento da máquina.
Neste texto, Canguilhem analisa o trabalho sob o governo
taylorista e aponta que há um desencontro entre os avanços tecnológicos e a adaptação
do humano a essa tecnologia. É de Friedmann e de outros teóricos, que
Canguilhem subtrai a filosofia humanista que imprime neste artigo.