segunda-feira, 13 de abril de 2020

Atendimento Psicológico on-line





Em novembro de 2018, o Conselho Federal de Psicologia publicou Resolução do Exercício Profissional da Psicologia que trata do atendimento on-line através de tecnologias de informação e de comunicação. 

Em março de 2020, diante da pandemia provocada pelo COVID-19, o Conselho reafirma a importância de abrir aos psicólogos a possibilidade de atendimento on-line, principalmente durante o período de isolamento social proposto pelo Ministério da Saúde. De fato, vivemos momentos de intensa angustia e medo, e a psicologia se adapta para minimizar os prejuízos psicológicos dos necessitados.

Desde então tenho oferecido meus serviços on-line, utilizando a câmera do aplicativo do WatsApp. Os clientes atendidos trazem questões de toda ordem, como relativas à atritos decorrentes da convivência intensa com os familiares; o tédio da limitação do ambiente doméstico e dos poucos recursos de lazer; dificuldade em conciliar o trabalho home-office e as rotina do lar, medo do impacto da recessão econômica sobre o patrimônio, medo do desemprego e outras angustias relacionadas ao sentimento de solidão, a dificuldade do isolamento, o medo da perda de entes queridos, inseguranças quanto ao atendimento nos equipamentos de saúde; medo do contágio e de como seria a manifestação do virus no seu organismo.

Pessoas acometidas com depressão, ansiedade, fobias e outras doenças tiveram o seu quadro sintomatológico acentuado, necessitando ainda mais dos atendimentos. 

É momento de reestabelecer nossos laços afetuosos, nossas prioridades, nossa visão de mundo. É momento de rever nossas necessidades econômicas, nosso consumismo, nossos valores materiais.      E acima de tudo, é momento de promover a elaboração psicológica da nossa fragilidade, da nossa vulnerabilidade, da nossa incapacidade de controle e previsibilidade do futuro e, principalmente, aprendermos a lidar com nossa finitude.






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