domingo, 27 de outubro de 2024
O manejo da transferência em análise
Quando se fala em “Transferência”, poucos profissionais da área psí sabem do que se trata. E olha que a transfêrencia, além de estar presente em todas as relações humanas, ela é essencial para o tratamento do sujeito. Tratamento em qualquer âmbito: seja médico, psicológico, de nutrição e outros… Ela está presente na relação professor-aluno, o que significa que ela está presente também entre o treinador da academia e o seu aluno; está presente entre o chefe e o subordinado, entre o padre e o devoto, entre os pares amorosos...
Para o tratamento psicanalítico, a transferência é imprescindível. Jacques-Alain Miller, no seu livro “O Percurso de Lacan: uma introdução” afirma que a transferência é “o modus operandi da psicanálise, a mola mestra da cura, seu motor terapêutico e o princípio de seu poder”.
(MILLER, 1994, p.55)
O que ele quer dizer com isso? Que sem a transferência, não há análise possível.
Mas, afinal de contas o que é a transferência?
A transferência é um conceito que foi utilizado por Freud para designar os afetos que a criança, na sua primeira infância desenvolve por seus pais e cuidadores e que mais tarde irá transferir para as pessoas com as quais ela convive. Dai decorre as suas neuroses, as suas repetições, os seus sintomas e é através da transferência que o analista ou os terapeutas, de um modo geral, podem lidar com seus clientes com o objetivo de alcançar o êxito do tratamento.
No dia 11/11 eu vou fazer um evento gratuito e online chamado o Manejo da Transferência na atualidade, onde vou te mostrar a oportunidade e a importância de trabalhar corretamente o manejo na clínica.
Faça sua inscrição aqui em baixo gratuitamente. É só colocar o seu e-mail que enviaremos para você o link.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário