quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cidadania


Esse curta metragem ganhou prêmio recentemente. Sem uma única palavra.

Quando o  vi, pensei sobre "cidadania". Pensei em todos os "excluídos", seja devido a loucura, ao exílio, a falta de acesso aos bens materiais ou por ignorância quanto aos direitos.
Essas pessoas uniram-se e pensaram sobre alguma forma de "incluir".  
Espero que gostem:

Click no link abaixo:

 http://www.youtube.com/watch_popup?v=1sgd6NuBq8w&vq=medium#t

terça-feira, 27 de novembro de 2012


A CRIANÇA COMO SINTOMA OU SINTOMA DA CRIANÇA?

Trabalho apresentado na Jornada do Grep  em  2004.
Eliana Olimpio

Unitermos: sintoma, desejo, verdade do par parental, gozo


Resumo: a autora apresenta fragmentos de dois casos clínicos de adolescentes  e utiliza como referência o texto de Jacques-Alain Miller, em “A criança entre a mulher e a mãe” e  “Duas Notas Sobre a Criança”, de Lacan, que tratam do sintoma da criança no que concerne a estrutura familiar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SOBRE O AMOR EM PSICANÁLISE


Introdução

Este trabalho é uma breve compilação de estudos efetuados para a disciplina As parcerias amorosas e o sintoma, ministrado pela Profa. Ilka Franco, durante o 2º semestre de 2012, no curso de mestrado do Programa de Pós Graduação da Puc Minas.

A finalidade deste trabalho é a de concatenar as formas de parcerias amorosas que se organizam considerando o diagnóstico estrutural do sujeito, segundo a teoria psicanalítica. O diagnóstico estrutural é essencial para a prática psicanalítica e faz parte dos pilares da teoria.

Para tanto, utilizei o pensamento de Jacques Marie Émile Lacan para a fundamentação teórica e acrescentei estudos de outros autores e anotações em sala de aula da disciplina mencionada para o aprofundamento dos temas específicos.

Iniciei com a importância do levantamento do diagnostico estrutural e do deciframento do sintoma para a investigação psicanalítica. Em seguida discorri sobre o amor e as estruturas psíquicas e no final fiz um breve percurso a partir de Lacan sobre o amor nas posições feminina e masculina.

A expectativa é que esse texto possa fazer emergir reflexões acerca do amplo campo abordado, bem como delinear os horizontes do que ainda me é necessário rever, aprofundar e, consequentemente, incentivar o constante estudo e discussão do tema.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012



DO INCONSCIENTE AO REAL - XXVII Jornada do GREP
Do inconsciente ao real, do sintoma ao sinthoma, da sexualidade à sedução, do grupo à escola..., de um ponto ao outro, um trabalho, um corte, uma torção acontece, pois é preciso chegar lá.
Subtemas: interpretação; transferência; desejo do analista; sintoma; gozo; ato analítico; sinthoma.
Data: 10/11/2012 
Horário: 8h às 18h
Local: Sede do GREP, no pilotis, 3º Andar. Rua Domingos Vieira 587, Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG