domingo, 10 de abril de 2011

Confiança, amor e autoridade: estabelecendo limites

Anotações da Conferência proferida pela Prof. e Dra. Alitta Guimarães C. R. Ribeiro Silva, para a Ama - Associação Mineira de Adolescência em agosto/2000.

Para estabelecer limites é necessário:
- Ter confiança em si mesmo, acreditar que é possível e ter segurança.
- Ter empatia – procurar ver tudo de outra forma, no lugar do outro.
- Ter auto-controle – não se deixar levar pelos outros, não ser controlado pelo outro, mas se controlar.
- Ter amor.
- Ter trabalho – ser ético, dar o exemplo, ter coerência.
- Autoridade é querer o bem àquela pessoa que eu estou mandando/orientando.
- O déspota não deixa crescer.

Estabelecer limites é em certo sentido frágil.
É difícil saber quando deixo de exercer minha própria vontade em favor do outro.

Frases:
“Gosto de você e não posso permitir isso”.
“Não vai ser possível. Se eu deixasse não seria bom pra você!”
Explicar a razão.
Jamais diga: “Porque não quero!” – Diga: “Vou ver... deixe-me pensar um pouco nisso”! e ao decidir, seja sincero.

Usar sempre a linguagem do adolescente, porém com atitudes coerentes.
Não se impor pela sofisticação, pelo poder ou pela força.

Esclarecer que: prevenção é “econômico”.
Não querer todas as respostas, porque se a tivéssemos, enlouqueceríamos.
Esclarecer que um encontro tem quer ser bom para as duas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário