sexta-feira, 1 de abril de 2011

Amor e Trabalho


Márcio Augusto Martins


O velho e conhecido Freud considerava saudável uma pessoa que fosse capaz de Trabalhar e Amar. Trabalhar exige cada vez mais técnica, conhecimento e sorte, tornando difícil essa exigência freudiana em nosso tempo. Amar sempre foi difícil, e acho que os poetas sabem melhor do que eu sobre esse assunto.


Parece ser complicado conseguir o título de saudável em tempos de amores descartáveis, do só ficar, e do desemprego generalizado. Mas talvez Freud tenha esquecido um item anterior, que garanta sobrevivência até a conquista do nobre título de saudável: o sonho.


Estudando muito, e observando mais ainda, Freud concluiu que para uma pessoa ser feliz ela necessitava trabalhar e amar. Naqueles tempos talvez fosse comum alguém concluir o curso universitário e conseguir trabalho, coisa escassa hoje. A confusão é tamanha que não sabemos se a profissão que escolhermos existirá daqui dez anos. O número crescente de carreiras universitárias amplia possibilidades e multiplica dilemas na hora da escolha. O abismo entre gerações, no que se refere ao mercado de trabalho, gera preconceitos e estigmas quanto às profissões, tudo contribuindo para confundir os jovens.

Amar, outro item considerado indispensável pelo pai da psicanálise para conquista da saúde mental. Quando falamos em amor logo pensamos em namoro. O apelo aumenta mais às vésperas do dia dos namorados, o comércio tem que vender e você tem que comprar, portanto consiga um namorado! E aí esquecemos de toda uma parte importante para nossa saúde que são nossos amigos, pais e filhos. Claro que namorar é importante, mas não era só isso que o velho Freud falava, você certamente é amado e pode ter esquecido.


Vamos por partes, iniciemos amando o que temos, quem está conosco. Com esses, que nos acompanham na viagem, planejemos o futuro, sem nos misturar, cada um sendo um só, respeitando as diferenças. Faltou o trabalho, e está difícil mesmo, começando pela escolha do que fazer. Talvez a maior dificuldade seja a falta de sonhos, a capacidade de viajar no pensamento e sonhar longe, com uma profissão, com um novo amor, com a transposição de limites. O sonho pode servir de combustível quando desanimamos, você já experimentou sonhar e partir para conquista? Bons sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário