terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


PROCRASTINAÇÃO: POR QUE FAZER AGORA O QUE EU PODERIA FAZER DEPOIS?
Como administrar melhor o seu tempo

Costumo dizer que o tempo da forma linear que o concebemos é o fenômeno mais justo que se apresenta no planeta Terra, pois cada ser vivente desfruta das 24 horas que lhe são oferecidas diariamente da forma que acha mais adequada.
Assim, cada ser humano, independente da raça, gênero, idade, estado civil, estado econômico, status e outros, estarão desfrutando do seu tempo. Não se pode dizer que um político ou um religioso, um cidadão comum ou um artista famoso têm mais tempo para isso ou para aquilo.
O que acontece é que às vezes uma pessoa administra seu tempo de tal forma que possa parecer que aproveitou melhor o dia do que outra. É que na nossa forma de ser, desperdiçamos tempo. Listarei abaixo, algumas coisas que fazemos ou deixamos de fazer que provoca uma perda de tempo.
11)      Não planejar mesmo as tarefas simples ou planejá-las de forma inadequada. Não ter um mínino de planejamento das nossas tarefas, por mais simples que elas possam parecer faz com que percamos muitas vezes detalhes importantes.  Ir à padaria, por exemplo, tomaria menos tempo se saíssemos já sabendo o que necessitaremos comprar, o que precisamos levar (sacola, dinheiro, cartão de crédito, lista de compras), qual a padaria mais próxima, qual o trajeto a fazer, qual o melhor horário, etc.
22)      O planejamento também tem que ser feito para longas metas, por exemplo, para quando aposentar, para quando ficar mais velho, para quando for mãe... Pessoas que na juventude não estabelecem objetivos e metas se perdem ao longo da vida não fazendo a escolha profissional adequada, muitas vezes não adquirem a casa própria,  não casam, não fazem um plano de previdência para a velhice... e acabam por depender financeiramente e afetivamente das pessoas mais próximas. Não deixe que isso aconteça com você. Quando mais cedo planejar sua vida, melhor.
33)      Não estabelecer prioridades também é outro desperdiçador de tempo. Ora, se preciso estudar para a prova, telefonar para a amiga e ainda escolher o vestido da festa levará menos tempo se eu procurar saber qual dessas tarefas é mais importante, qual levará mais tempo para ser executada, qual terminarei mais rápido, qual não terei pré-requisitos para executar e assim, poderei decidir se é melhor separar o vestido, telefonar para a amiga e em seguida estudar para a prova ou se é melhor estudar para a prova, escolher o vestido e só depois telefonar para a amiga. E concentrar-se no que estiver executando também é importante para não dispersar-se.
44)      Ser indisciplinado ou desorganizado, deixando as coisas jogadas sem um lugar adequado para serem guardadas, como a chave do carro, a carteira/bolsa e outros objetos pessoais é outra forma de desperdiçar tempo.  A desorganização faz com a que pessoa perca tempo procurando esses objetos na hora de sair ou muitas vezes, esquecê-los, retardando sua programação.
55)      Não saber delegar ou pedir ajuda dos familiares e amigos naquilo que você sabe que eles podem fazer para você sem que eles sintam-se prejudicados também é importante. E não se esqueça de retribuir, quando perceber uma oportunidade.
66)      Dispersar-se por gastar muito tempo ao telefone, na internet ou em outros equipamentos eletrônicos como games... Saber que esses equipamentos nos fascinam mas  não podemos nos deixar levar por eles.
77)      Dificuldade de dizer “não” – ora, é importante dizer não ao outro e não a nós mesmos. Ficar horas no bate papo com o amigo ou tirar aquela soneca quando temos um tantão de coisas para fazer é não saber dizer “Não”.
88)      Nos rodearmos de burocracia e rituais para iniciarmos nossas tarefas também é um desperdiçador de tempo. Conheço uma aluna que antes de iniciar os deveres de casa têm que tomar um bom banho, limpar o quarto, separar todos os objetos que terá que utilizar, colocar os livros na quina da mesa de determinada forma, apontar todos os lápis, separar as canetinhas coloridas, etc, etc, etc. Quando a mesma termina de colocar todas essas coisas milimetricamente dispostas para iniciar seus estudos está tão cansada que já não tem mais energia para estudar. Acaba tendo um baixo rendimento escolar não por falta de tempo, falta de inteligência ou falta de vontade. O problema dessa senhorinha é “neurose”. Ela gasta mais tempo preparando-se para estudar do que estudando.
99)      Temos ainda, como desperdiçador de tempo, aquela pessoa que só faz as coisas na última hora, meio que apagando incêndios. Deixa tudo para o último minuto e faz as tarefas mal feitas e muitas vezes têm que refazê-las.  Refazer algo que anteriormente poderia ter sido evitado é o maior desperdiçador de tempo e energia. Vamos evitar o retrabalho.
110)   E por último, ensine! Ensine aos seus filhos, parentes, amigos, alunos formas de não desperdiçarem o tempo. Mas faça-o com seu exemplo. Tenha ações que incentivem as pessoas que a rodeiam imitá-lo.  E sucesso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário