Exercícios para
Fluência Verbal
Copie alguns desses exercícios e deixe-os
dentro da sua carteira para acessá-los quando, nos momentos em que você estiver,
digamos, ocioso, como por exemplo, numa sala de espera, parado no trânsito,
fazendo caminhadas, etc, exercitar seu vocabulário, verbalizando ou escrevendo
palavras, como as que sugiro abaixo. Utilize desses exemplos para criar outros
e você perceberá que em pouco tempo sua expressão verbal ficará mais
diversificada e fluente. Funciona, inclusive, como uma brincadeira que você pode, como num jogo, competir com outras pessoas.
Pense, verbalize ou escreva:
1) Palavras que rimem com um vocábulo mencionado: joelho, espelho, artelho,
1) Palavras que rimem com um vocábulo mencionado: joelho, espelho, artelho,
2) Palavras com a
terminação especificadas: dade, mente, oso.
3) Palavras contendo
duas ou mais letras especificadas como: r...l, b...g, s...e, etc
4) Palavra que seja
sinônimo de duas outras mencionadas. Ex.: IGUAL e PARECIDO = afim, congênere, idêntico, semelhante, etc.
5) Frases de duas
palavras, sendo dada a primeira letra de cada palavra: Ex: E e D = Economize Dinheiro! ou Estude Desenho!
6) Palavras que rimem com
determinada palavra: Ex. bom = tom, som, etc.
7) Escreva títulos alternativos
para as matérias principais de seu jornal.
8) Escreva o maior número
possível de títulos alternativos para charges ou retratos de situações.
9) Escreva dois antônimos de
uma palavra dada. Ex: FRACO – forte, vigoroso.
10) Escreva o maior número
possível de sinônimos de uma palavra dada.Ex: Mau – ruim, nocivo, pernicioso, danoso, etc.
11) Escreva o maior número possível
de aplicações de artigos comuns. Ex: Cravo – para prender ferradura, para enfeitar a
sala, para tocar música, para dar sabor à sobremesa, etc.
12) Escreva sentenças de quatro
palavras, sendo dada a primeira letra de cada palavra
ABCD Aja Bem Como Deve.
13) Complete frases
curtas.Ex.: O oceano é: ...azul. O
oceano é:... uma fonte de alimento.
14) Escreva o maior número possível de
interpretações de analogias. Ex: Um rosto sorridente é como o sol: clareia o
aposento, reflete-se nos outros, ajuda as pessoas a crescerem.
19) Declarar os atributos que dois objetos tem em comum: ex: rio/vida
20) Combinações de palavras com as primeiras duas letras dadas.
21) Formar sentenças contendo palavras dadas.
15) Fluência de Palavras: Capacidade de produzir palavras que atendam as exigências estruturais específica
Palavras que rimem
Palavras que terminem com determinado sufixo
Palavras que contenham determinadas letras
16) Fluência de idéias: Capacidade de, em condições livres, produzir idéias procuradas.
Tempestade mental de: sólidos, líquidos, gasosos, doce, amargo, condutor de eletricidade, liso, áspero, forte, fraco, etc
17) Fluência de Associações: Capacidade de produzir atributos que se enquadrem em uma significação definida ou especificada.
Produzir novos títulos para notícias de jornal
Escrever sinônimos – antônimos, etc.
18) Fluência de Expressão: Capacidade de produzir um discurso contínuo.
18) Fluência de Expressão: Capacidade de produzir um discurso contínuo.
19) Declarar os atributos que dois objetos tem em comum: ex: rio/vida
20) Combinações de palavras com as primeiras duas letras dadas.
21) Formar sentenças contendo palavras dadas.
BOA CRIATIVIDADE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário