quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aprendizagem acelerada

Hoje vivemos com o grande dilema de aprender sempre e aprender rápido! Você precisa ainda, aprender muito e em tempo curtíssimo. A quantidade de informação produzida no mundo torna cada vez mais difícil uma pessoa se manter atualizada, sem contar que não basta apenas reter a informação, você precisa transformá-la em conhecimento.

Aprender não é chato nem difícil. Aprender é natural no ser humano. O que acontece é que  educação formal transforma o estudo em uma tarefa árdua porque uniformiza as formas de aprender. A forma natural de aprender é singular para cada um. Há os que preferem estudar com música, outros adoram estudar em grupo, outros preferem estudar sozinhos.
Aprender é natural e fácil. É preciso que cada um redescubra e reaprenda a ativar procesos que, através de um pouco de autoconhecimento, você mais ou menos já sabia. O princípio é estimular todos os sentidos, mas para isso é necessário que você esteja bem consigo mesmo, tenha uma elevada auto-estima. Também é importante que o aluno possa encontrar um objetivo para aquilo que está aprendendo, e a pergunta é: “como posso utilizar esses conhecimentos para a minha vida profissional ou no meu dia-a-dia?” Se você não encontrar resposta para essa pergunta, a desistência mais cedo ou mais tarde virá e isso só fragiliza a sua auto-estima.  Registramos todas as desistências como fracassos e isso sabota nossa auto-estima. É preciso estar motivado, e a motivação é interna. Logo, faça um levantamento dos motivos que fazem com que você queira aprender aquele assunto. A seguir, faça um levantamento do preço que você terá de ‘pagar’, ou o que você ‘perde’ com isso. Tudo tem um custo e para muitas pessoas, o preço para se atingir um objetivo é alto demais, daí vem o bloqueio. E você tem que decidir: ir em frente e aprender ou procurar outro caminho.

Também tem as questões inconscientes. Por exemplo, você vai aprender uma língua (o inglês) para sair do país. Mas você não se decidiu a sair do país porque tem medo de não ser bem sucedido lá. Motivos de sobra para você não sair do verbo ‘to be’.

O aprendizado precisa Ter um ritual. Local, clima e estado de espírito adequados. E mais que isso, é preciso que a mente esteja em estado de aprendizagem. É importante que a mente esteja “relaxada”, com freqüência cerebral em onda Alfa. Para isso, ouvir música clássica barroca, praticar meditação, exercícios de visualização e outras atividades facilitam este estado relaxado. A visualização é muito importante. Muita gente não consegue concretizar objetivos porque nunca se viu fazendo aquilo. E junto com o relaxamento, algo fundamental: respiração. Quanto maior a quantidade de oxigênio no cérebro, melhor a capacidade de compreender, utilizar e memorizar informações. Outro elemento importante para a composição do ritual de aprendizagem é a água. A água auxilia no raciocínio porque facilita as ligações neuronais (sinapses).

Uma boa dica para facilitar a aprendizagem é quando você estiver estudando, ouvir música clássica, porque a música estimula seu lado esquerdo do cérebro enquanto você estuda com o direito. Assim, com a ativação dos dois hemisférios você estará usando o seu cérebro de forma integral, portando de forma muito mais eficiente.
 E encontre a sua própria forma de aprender.

2 comentários:

  1. Olá Eliana,

    não sou mais adolescente, mas como estudante, gostei muito das suas dicas.
    Prestarei mais atenção em mim e em minha aprendizagem, tornando-a mais significativa.
    Adorei os artigos do blog!
    Voltarei sempre em busca de informações e conhecimento.
    Muito obrigada...
    Viviane

    ResponderExcluir
  2. Ok Viviane. Espero continuar contribuindo!
    Sucesso.

    ResponderExcluir