Identificação com o agressor: neste mecanismo de defesa, o sujeito inconscientemente identifica-se com o agressor, imitando-o física ou moralmente, ou assumindo a agressão como sua. É comum em casos de crianças que têm professoras muito bravas, imitarem a professora sendo brava com as bonequinhas, ou criança que apanha dos pais baterem nos coleguinhas... Ainda casos de seqüestro, em que o seqüestrado mesmo sendo vitimizado pelo agressor, o perdoa e o libera da punição.
Mito: Niso e Sita
Por muitos anos duraram a guerra de Minos, rei de Creta, contra o rei Niso, de Megara.
Niso tinha uma madeixa cor de púrpura nos cabelos, e este não poderia perdê-la para que não perdesse a guerra. Porém, sua filha, a jovem Sila observando a arte de luta do jovem guerreiro inimigo, Minos apaixona-se por ele. Minos a rejeita. Sila estava disposta a tudo para seduzi-lo. Assim, corta a madeixa de cabelos do pai, não se importando com a sua morte e a entrega ao jovem, mas ainda assim, Minos a repele.
Ela não aceita ser abandonada e agarra-se a nau em que Minos voltava para Creta.
Seu pai, Niso, como vingança pelo que ela lhe fizera se transforma numa águia marinha e a bica. Sila cai no mar e atormentada pela bicada da águia se transforma também em ave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário