Vejamos quais são as diferenças ou semelhanças entre esses três segmentos da ciência:
A Psiquiatria é o ramo da medicina que se ocupa com distúrbios e doenças mentais. É uma especialidade médica e o tratamento psiquiátrico pressupõe o uso de medicamentos. O médico psiquiatra pode fazer uma formação psicanalítica, tornando-se também, psicanalista. Existem Psiquiatras que são só médicos e os que são Psiquiatras e Psicanalistas.
A Psicanálise caracteriza-se por uma visão dinâmica de todos os aspectos da vida mental, conscientes ou inconscientes do sujeito, mas salienta, principalmente, o papel dos processos inconscientes. A técnica de tratamento se dá pela observação das expressões das falas, atos falhos, chistes, do relacionamento emocional evidenciado na transferência analista-paciente, pela análise dos sonhos, análise das memórias e desejos inconscientes. O tratamento se dá ao tornarem conscientes os significados inconscientes causadores das desordens mentais e que constituem a estrutura das neuroses e psicoses.
A formação psicanalítica é ministrada nos grupos e círculos psicanalíticos. Pessoas com formação superior, fora da área médica ou psicológica, também podem tornar-se Psicanalistas. Não há uma formação acadêmica em Psicanálise. Nas universidades o que é oferecido são disciplinas com a abordagem psicanalítica ou cursos de especialização em psicanálise, o que não constitui, porém, a formação psicanalítica. No Brasil a Psicanálise não está regulamentada como profissão.
A Psicologia é a ciência da natureza, funções e fenômenos da mente humana, (psiquê), expressos através do comportamento. É por isso também chamada a ciência do comportamento. Atualmente ela abrange
Áreas como: clinica, escolar, educacional, social, jurídica, esportiva, psicodiagnóstica, hospitalar, do trânsito, etc..
Os Psicólogos Clínicos, geralmente passam de 5 a 6 anos na faculdade aprendendo sobre aspectos comportamentais, diagnósticos, aplicação de testes e tratamento. Na grade curricular dos cursos de Psicologia entra o ensino da teoria psicanalítica, da fenomenologia, do behaviorismo, da sistêmica, da gestalt e da existencial humanista.
O psicólogo clínico avalia e trata de pacientes com problemas psicológicos sem se utilizar de psicofármacos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário