quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Adolescência: perda da infância

Segundo Anna Freud, o adolescente é marcado pelas mudanças corporais intensas, onde os aspectos fisiológicos da puberdade vai provocar um id forte (desejos intensos), e um ego fraco (baixa intelectualização com conceitos de certo/errado indefinido).

O adolescente sente que as mudanças corporais se processam por uma invasão agressiva, deixando-o perplexo e impotente. A auto-imagem tem que ser reformulada, suas posturas, esquema corporal, etc em função do novo corpo.

Conceito de luto: veicula idéias de perdas reais e simbólicas, que são elaboradas num tempo que tem dimensões muito pessoais.
Fases do luto: (conjunto de defesas para resolução satisfatória do luto)
a)   Negacão das suas transformações
b)   Ambivalência entre crescer e permanecer infantil
c)   Agressividade – revolta-se e questiona a família e o mundo e parte para encontrar outros adolescentes que vivem o mesmo processo
d)   Interiorização – se isola na tentativa de compreender esse momento evolutivo.

Perdas:

1.   Luto pelo corpo infantil,
2.   Luto pela identidade infantil,
3.   Luto pelos pais da infância,
4.   Luto pela bissexualidade


Fases de transformação:
Inicial - 10/14 anos  – contestação/independência/mudança corporal
Média - 15/17 anos – inicio da formação de pares/namoro/isolamento
Final -17/19 anos – busca de profissão e relacionamento estável
Prolongada – 20/25 anos – geração canguru (ficar em casa e livre...)

SAÍDA DA ADOLESCÊNCIA



No final da adolescência ocorre a sua aceitação como pessoa, que deve continuar a sua trajetória na busca da sua própria maturidade.

Há uma integração:
. corporal (reconheço meu corpo e meu espaço)
. temporal (recordo eu no passado e me imagino no futuro)
. social (aceito figuras significativas na minha trajetória existencial)

Saídas da adolescência: Independência financeira
                                      Relação afetuosa estável
                                      Integração social
                                      Constitui os próprios valores

Adolescência:
a)   Progressiva transformação corporal introduzida pela puberdade e suas repercursões psicológicas,
b)   Evolução do desenvolvimento cognitivo e a convivência com infinitas possibilidades intelectuais
c)   Gradativa construção da identidade e o acesso do adolescente aos limites de suas próprias fronteiras
d)   Modificações crescentes da socialização e o rompimento de demarcações familiares com a busca da amplitude da humanidade.



“Somente quando o mundo adulto compreende e facilita adequadamente a tarefa evolutiva do adolescente, ele poderá desempenhar-se satisfatoriamente, elaborando uma personalidade mais sadia e feliz”.

Maurício Knobel



Referências:

Maakaroun, Marília de Freitas. Adolescência: uma reedição da infância. Parte da Tese de Doutorado Adolescência e Violência, 2000

2 comentários:

  1. Olá Eliana, seu blog é muito bom.
    Bem explicativo e detalhista.
    Gostaria de pedi-la para postar algo sobre insegurança na adolescência. Como exemplos: namoro, desavenças familiares, perda de amigos, stress, isolamento, etc.
    Abraços, Karol.

    ResponderExcluir
  2. Karol,
    Obrigada por achar o blog bom. Tenho postado alguns textos que tenho estudado. Também estarei postando materiais de pessoas que acho interessantes. Tenho alguns textos ligados aos temas que voce solicitou. Estarei postando brevemente. Aguarde.
    Um abraço

    ResponderExcluir