Condicione seu cérebro: quanto mais utilizamos nossa memória, mais ela se desenvolve. Usar bem a mente é uma forma de mantê-la em forma.
A memorização e a leitura dinâmica são algumas das maneiras de exercitá-la. A preocupação maior não deve ser com o ritmo da leitura, mas sim com sua qualidade, compreensão, interpretação, retenção e síntese.
Retenha informações: A memorização acontece quando um estímulo externo nos atraí e nós o percebemos através dos sentidos. Nesse momento, nós o armazenamos no nosso cérebro, sendo capazes de evocá-lo quando for necessário. Assim, existem determinados assuntos que despertam maior interesse do que outros nas pessoas. A seleção de informações obedece a uma escala de interesse pessoal. O exercício de reter informações é justamente para aqueles assuntos sem importância para aquela pessoa, mas que ela precisará memorizar para atender necessidades profissionais ou sociais. Na maioria desses casos a memorização ocorre quando há associação de conhecimentos.
Utilize da observação, concentração e atenção para a retenção de informações.
Observação: visualize a estética do texto, visualize o posicionamento do título, observe o parágrafo como um todo, as pontuações, diferenças de letras, negritos, etc.
Concentração: inicie a leitura pelo título buscando associar a chamada com o texto que viria a seguir. A seguir, procure compreender a estrutura das frases analisando o contexto, se é crítico, informativo, científico, cultural, detalhado, etc.
Atenção: volte às frases que lhe chamam atenção, releia e associe com o título, com o próprio texto ou com outras áreas de conhecimento.
Em outras ocasiões, após ter treinado esse tipo de leitura, passe para a etapa seguinte:
Leitura intuitiva: leia um bloco de palavras de uma só vez procurando compreender o seu sentido. Utilize os olhos como máquina fotográfica, vendo as palavras, as frases, o bloco de palavras de uma só vez e não lendo sílaba por sílaba como aprendemos na escola primária.
Vícios de leitura:
· Apontar o texto que é lido com o dedo, a caneta ou o lápis,
· Movimentar a cabeça durante a leitura – o pescoço deve ficar fixo, os olhos é que se movem
· Regredir durante a leitura – há pessoas que lêem duas ou três palavras e voltam uma, o que gera perda de tempo e interrupção do raciocínio
· Ler palavra por palavra – torna a leitura lenta e cansativa
· Utilizar a vocalização, que é a repetição de tudo o que é lido. Geralmente durante a leitura os lábios se movem, atrelando a leitura à velocidade da pronúncia e isso é cansativo e lentifica a leitura.
· Subvocalizar, repetir mentalmente tudo o que é lido. É considerado o maior dos vícios, pois só é eliminado com uma certa velocidade de leitura.
A leitura aumenta a capacidade de armazenar informações,
aprimora a memória,
aumenta a compreensão,
possibilita associações
e amplia o vocabulário.
Elaborado por: Eliana Olímpio - Psicóloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário