sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Doido Varrido

Ronaldo Simões Coelho

Transcrevo abaixo, pequeno texto de um livro, para atiçar a sua curiosidade:

“Estão querendo internar Ratinho. Dizem que ele está doido de pedra e que lugar de maluco é no hospício. Mas há quem não concorde com isso, dizendo que internação é coisa ultrapassada. Os melhores tratamentos são aqueles feitos junto com as famílias.
Enquanto a discussão pega fogo, Ratinho continua vivendo como sempre viveu, indiferente aos murmúrios ao seu respeito.
O que acontece é o seguinte: Ratinho é curioso desde pequeno, querendo saber de onde veio, para que, por que, e agora quer saber tudo sobre sua família e seus antepassados. Continua perguntando de onde veio, de onde são seus pais, seus tios, seus avós, seus bisavós, seus tataravós. As respostas não lhe agradam. Sempre quer mais dados, sempre quer mais informações. Começou, por isso, a fazer pesquisas por conta própria. E cada vez mais se interessa pelo assunto. Um dia ele contou em casa suas descobertas. Depois andou contando na escola. Ele afirma ser parente de ratos famosos e mostra sua lista:
- D. Ratão, aquele que caiu na panela de feijão, era tio-tetravô e de sua bisavó;
- O rato-que-roeu-a-roupa-do-rei-de-Roma tinha sido um antepassado italiano, de rara linhagem;
- Jerry, que vive sendo perseguido por Tom, faz parte do ramo rico da familia, cuja fortuna foi obtida na carreira de artista;...
Cada dia sua lista aumenta mais. Parece que está mesmo maniado. ... Marcaram hora com o dr. Psiquirrata. A consulta demorou um tempão com a receita de comprimidos, drágeas, pílulas, cápsulas e gotas. Eram trinta e oito remédios diferentes... Quem pirou com a receita foi o pai do Ratinho. Onde arranjar dinheiro para comprar aquela quantidade de remédios? A mãe desmiolou de vez. Como ter tempo para dar aqueles medicamentos todos? E se errasse a hora, se trocasse um pelo outro?
Diante disso, o jeito seria deixar Ratinho tal como estava. Ou haveria outra solução?
Querem saber mais?
Simões Coelho, Ronaldo. Doido Varrido/texto de Ronaldo Simões Coelho; ilustrações de Humberto Guimarães. – Belo Horionte: Editora Dimensão, 1998. 16p. ilust. (Coleção Navegar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário