sábado, 30 de outubro de 2010

Estratégias para orientação profissional


Para uma boa escolha profissional o estudante deve  buscar estratégias para  ampliar suas competências:

Família pode contribuir com o que chamamos educação "de Berço", que inclui a apresentação dos valores éticos e morais, a contribuição financeira e facilitar os relacionamentos sociais do adolescente.

A Escola contribui com informações acadêmicas , técnicas e culturais, o que favorece uma capacitação téórica e para o desenvolvimento de habilidades técnicas para o futuro profissional.

Também, o estudante pode buscar a ajuda de especialistas como psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que poderão contribuir com análise da sua  personalidade, análise de mercado de trabalho, análise das competências e habilidades, através de testes, entrevistas e outros métodos, favorecendo o auto-conhecimento e a percepção de aspectos pessoais e de personalidade do indivíduo.

O estudante pode buscar também outros tipos de aprimoramento, seja através de pesquisas, entrevistas com os profissionais que ele gostaria de ter profissões parecidas, participação em vivêncas, busca de informações através de painéis, jogos, etc.
Espera-se que com o aproveitamento desses diversos aspectos o jovem tenha condições de escolher o caminho profissional a seguir com maior segurança e possibilidades de êxito.
Parte de Exposição em palestra Sobre Orientação Profissional e Projeto de Vida, apresentada em escolas em  Belo Horizonte..

Nenhum comentário:

Postar um comentário