quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Falar em Público: Uma maneira rápida e fácil

 Transcrito do Manual de treinamento Dale Carnegie

Qual o segredo valioso de falar em público com a confiança de que seu tema será bem recebido pelos ouvintes?

Simplesmente isso: fale acerca de algo que, graças a sua experiência ou estudo aprofundado, ganhou o direito de falar. Fale sobre aquilo que você conhece a fundo e sabe que o conhece.
Fale de algo que haja despertado o seu interesse, fale daquilo que você tem um profundo desejo de comunicar aos seus ouvintes.

As palestras pobres são geralmente aquelas que foram escritas e decoradas e que por isso, soam artificiais. As palestras boas são aquelas que saem do íntimo como uma fonte, no centro de um jardim.
 

Emocione-se e comova-se com o seu tema e procure dentro de você mesmo os temas para as suas palestras. Daquilo de que você vai falar, procure dentro de si aquilo com que você mais se identifica, aquilo que, de certa forma estaria falando de você, de seus êxitos ou suas dificuldades. Faça associações do tema com sua própria vida, utilizando de ilustrações claras e convincentes tomadas da sua própria experiência.

Também, é importante que você tenha um profundo desejo de comunicar suas convicções e transferir seus sentimentos ao auditório.

Como preparar e proferir suas palestras:

1.    Faça anotações breves dos assuntos interessantes que queira mencionar;
2.    Não escreva suas palestras, porque se o fizer usará uma linguagem escrita em vez de uma linguagem normal e quando você falar, provavelmente tentará lembrar-se do que escreveu. Isto o impedirá de falar com naturalidade e desenvoltura.
3.    Nunca decore uma palestra palavra por palavra, porque o tom da sua voz sairá sem emoção e seu olhar ficará vago, desinteressando os seus ouvintes. Se você teme esquecer a sua palestra, faça umas notas breves e mantenha-as na mão olhando-as discretamente de vez em quando.
4.    Encha sua palestra de ilustrações e exemplos. Utilize as ilustrações e exemplos para fazer suas idéias parecerem claras, vivas e inesquecíveis. Os exemplos retêm o assunto na memória.
5.    Saiba muito mais sobre um assunto do que o que lhe é exigido para expôr sobre o tema:  busque detalhes que se compilados você poderia escrever um livro. Tenha material suficiente que lhe dê clareza, interesse e reserva de poder.
6.     Ensaie sua palestra conversando com seus amigos. Converse sobre o assunto e observe que tipo de comentários desperta o interesse das pessoas. É preferível ensaiar sua palestra discutindo o assunto com alguém do que gesticular diante de um espelho.
7.    Em vez de preocupar-se com sua forma de expressar-se, ocupe-se das causas. Ao proferir uma palestra, não pense na sua voz, sua postura, sua gravata, sua ênfase. Esqueça-se de tudo isso e preste atenção apenas no assunto que está dizendo. Expresse-se livre e espontaneamente e sua postura acompanhará sua emoção. O problema não consiste em aprender a fazer gesto, como deter-se ou como falar enfaticamente. Se você buscar ser espontâneo, falará magnificamente, não terá de esforçar-se e o fará tão naturalmente como respirar.
8.    Não imite ninguém. Seja você mesmo. Ninguém tem sido igual e nunca haverá ninguém igual a você. Assim, aproveite sua individualidade. Sua apresentação em público deve ser parte da sua individualidade, deve sair de suas experiências, convicções, personalidade e de sua própria maneira de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário