segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Subjetividade e Psicanálise: relações transferências nas organizações

O Trabalho e Elemento o mediador fundamental, Cujo Por Intermedio, nsa circuito softwares antigos inserimos e Intercâmbio e ncvs social tornamos Adultos - de Fato e de Direito - Sócios plenos da Sociedade Humana.

Pellegrino (1987, p.201)

Introdução:

Como RELAÇÕES São Naturais interpessoais Homem e AO nd Humana cultura Determinantes e subjetividade. DESDE UMA infância, o Indivíduo recebe Família e da Escola da Posteriormente, muitos dos Instrumentos permitem o Que se constituir Como Sujeito Humano, de forma hum serviços Preparado Parágrafo inserir-se UMA Sociedade nd Pertence qual. INSTITUIÇÕES Como organizacionais representadas Pela Gestão de exercem PESSOAS Importante Papel Nessa Preparação do Sujeito.

O Espaço e organizacional, comumente, Onde o Sujeito expressar PoDE Criatividade Sua, Seu Sentimento de Produtividade e pertencimento, e Onde se estabelece UMA Construção de Vínculos Sociais, Bem Como favorece o Seu Desenvolvimento Psíquico.

Visando compreender Como RELAÇÕES Entre estabelecem Que Como se Organizações, a Sociedade indivíduos OS eA, paragrafo Este Texto adotou UMA autora de Como UMA METODOLOGIA Leitura sistematizada de alguns TEXTOS psicanalíticos de Freud, ABORDANDO, principalmente Teoria SUA Que hum concerne nao temas Como Inconsciente TRANSFERÊNCIA, Sintomas e sublimação.

Aspectos Ligados Neste Sentido, buscou-se discorrer Sobre o Conceito de TRANSFERÊNCIA nsa moldes da Relação subordinado Chefe, Levando-se em Consideração Ainda, Liderança NAS Organizações. 

REFERENCIAL TEÓRICO

Atualmente, temos acompanhado Pelos Meios de Comunicação, Estatísticas apontam Que o aumento exorbitante de Portadores de Depressão, Pânico Ansiedade, estresse e, par designar apenas alguns dos afligem Sintomas Que UMA Sociedade Contemporânea. cessos aumentos PARALELAMENTE UMA, denunciam Dados Estatísticos também elevados índices de afastamento do hum mal-estares devido sos Trabalho, Associados desprazer AO do Sujeito Frente AO Trabalho. 

em Freud persegue SUA obra Como Possíveis Respostas Parágrafo OS infortúnios Humanos percorrendo DESDE OS Sintomas histéricos, Passando Pela Descoberta do Inconsciente e, Mais Tarde, teorizando Sobre o gozo, nao Seu Artigo do Além do Princípio do Prazer, em Que Aponta Que o Maior do Homem e causado Pelos SEUS Laços Sociais. Sofrimento teoriza Tambem Que O Discurso Que o Sujeito TCE e O Que Vai, in Medida Certa, patologias SUAS determinar, AO MESMO Em Tempo Que SUA cura Pará e efetivada Pela Fala: "Cura Pela Fala".

Na Sua Conferencia XXVII, Que trata da Transferencia, Freud discorre Sobre Como possíbilidades de Tratamento atraves das Suspensões das repressões tornando Consciente e Inconsciente O Que, preenchendo lacunas de Memória, resistências Como eliminando, retirando Como anticatexias e, consequentemente, Sintomas removendo OS. Mas Freud nsa Diz Que tal desfecho Parágrafo Importante Técnica Analítica e necessaria: o Analista DEVE utilizar-se de Pilares Presentes numeros Fenômeno Que Elementos denominador Transferência de e Que se Encontra no PRESENTE RELAÇÕES em Que de Certa forma aparece UMA "Hierarquia" NAS RELAÇÕES Como Médico-Paciente, padre-Devoto, Aluno-professor, pares amorosos, subordinado-Chefe E OUTRAS.

Os Pilares sustentam Que ESSA Relação transferencial, nao Caso, Analista-Paciente compõem-se dos Sentimentos afetuosos do Paciente com o Analista (p.443), e do Saber Que suposto AO encarnar Analista (p.441), Bem Como Que Autoridade da Detêm Analista ESSE (p.446).

O Fenômeno da Sé TRANSFERÊNCIA PORQUE o Sujeito NAS SUAS RELAÇÕES COM OS cuidadores da infância SUA (PAI OU Mãe, Outro Substituto), afetuosos Sentimentos DESENVOLVE Por essas e Figuras Mais Tarde Como Parágrafo transfere Como COM PESSOAS cais cais Quais d'Orsay d'Orsay Como se relaciona.  Devemos entendre afetuosos Sentimentos Que cessos NEM São semper amorosos (p.444), também podendo Serviços hostis, o Que, Nesse Caso, Serao também repetidos NAS RELAÇÕES transferenciais Que estabelece ESSE Sujeito.

Freud Que Aponta "superamos hum TRANSFERÊNCIA mostrando Paciente AO SEUS Sentimentos Que nao se originam da Situação Atual e nao se aplicam à Pessoa do Médico, MAS SIM Enguias Que estao repetindo Algo Que Aconteceu LHE anteriormente" E acrescenta (p.445): "UMa Pessoa Que se tornou normal e livre da Ação de impulsos instintuais reprimidos em SUA Relação com o Médico, permanecerá em ASSIM Vida Própria Sua, o epidêmico Médico Haver-se Retirado dela "(p.445).

Porém, Ainda Neste Texto Freud Admite Que UMA Técnica Analítica e ósmio com Eficaz Neuróticos PORQUE OS histéricos e obsessivos possuem Os Neuróticos, Na Sua Estrutura, hum aumento de UMA caracteristica Que aparece na ANS Mínima quantidade psicóticos. Os Neuróticos Altamente São influenciáveis, sugestionáveis ASSIM Sendo, enquanto Que OS psicóticos São indiferentes à Sugestão ASSIM e médica, resistentes AO Tratamento (p.448).

Na Conferencia XXVIII, Terapia Analítica, Freud discorrendo Continuação Sobre a TRANSFERÊNCIA e ncvs Que Mostra "O Trabalho Como SUPERAR de resistências FUNÇÃO hum constitui essencial do Tratamento analítico; o Paciente de dez Realiza eo-lo Médico Possibilita-lo faze COM UMA Sugestão da Ajuda , operando educativo enguias Sentido. ESSE Por Motivo, o Tratamento psicanalítico dez Sido apropriadamente qualificado hum Como Tipo de Pós-Educação "(p.452).  Qué Más elementos Afirma "SEUS Conflitos Tão se resolverão com Êxito SUAS resistências e superadas Serao, Como Idéias Que se orientadoras LHE dermatoscopia se coadunarem com O Que Nele e real "(p.453).

A sugestionabilidade do neurotico CITADA Neste Texto, COM UMA coincidem sugestionabilidade de Freud Que nao trata Artigo Psicologia das Massas e Análise do Eu, e Que Ainda trataremos Nesse Texto, Mais Tarde.

Freud Diz Que neurotico "hum e incapaz de aproveitar a Vida e de Serviços Eficiente - incapaz de aproveitar a Vida PORQUE SUA libido nao se dirige hum hum Objeto real, e incapaz de Serviços Eficiente PORQUE UMA Obrigado e grande quantidade de Empregar SUA Valiosa hum Energia Fim de MANTER SUA libido soluço Repressão eA Fim de repelir assaltos SEUS "(p. 454). ASSIM, UMA libido Que podería Serviços colocada UMA Sociedade da Serviço, das Organizações e do Trabalho Bloqueado ESTA, desviada do ego OS par Sintomas. Por Meio da TRANSFERÊNCIA e concedida Alguma Satisfação ego AO Que Derivados UMA Parte da libido Pará Um sublimação.

Nossa Reflexão Sobre a TRANSFERÊNCIA PRESENTE TODAS los Como RELAÇÕES ANS FAZ questionar Sobre Como se Apresenta UMA Relação transferencial Chefe subordinado: è Possível Que Nessa Relação Haja tal Satisfação sas Laços de MoDo Que o Sujeito conduza SUA libido Parágrafo com Atividades sublimatórias Possível Remoção de Sintomas Que MoDo de Organizações Como poderiam utilizar-se da Parágrafo TRANSFERÊNCIA melhorar Provocar UM SEM Produtividade patologias SEM Sujeito?

Autores como Cristophe Dejours (1986,1992), defendem o Trabalho Como Fonte de Saúde par o Desenvolvimento Psíquico do Sujeito. Dejours (1986, p.10) Afirma Que "quando [...] Como Fazem Nada PESSOAS NAO MANTER Podem-e SE total Num Estado de inatividade, e Sinal de Que estao Muito Doentes ". ESSE em lev o autor Consideração Pensamento Freudiano Que Enfatiza Que O SERVIR Trabalho hum Como Mecanismo de deslocamento das pulsões sexuais Parágrafo Socialmente Atividades valorizadas, O Que caracterizaria UMA sublimação dos instintos .

A sublimação entao, e UMA forma de extravasar aceitas atraves de Produções Socialmente, UMA contida Energia libidinal Inconsciente nao, Pela Repressão.

O Trabalho EA Temperatura Educação UMA FUNÇÃO sublimatória, Uma Vez Que São provocam Que Atividades SEM UMA contensão Sujeito, limitando Sua Busca incessante de Prazer e Colocando OS impulsos libidinais hum Serviço da Sociedade.  Trabalho Todas As aulas em Promove Sociais, Responsabilidade Sentimento de Serviços S Útil e Eleva Como aspirações ocupacionais. indivíduos de classes privilegiadas Pará Menos, O Trabalho e freqüentemente Um Meio de adquirir e Contatos e Habilidades Sociais, Ainda Que Este SEJA simples e repetitivo Trabalho Por Vezes, aumenta hum auto-executa o Confiança de Quem.  ASSIM , Pôde-se Atividades Como Dizer Que o Grupo O Trabalho, a Educação, a arte e OUTRAS ocupações São Muito IMPORTANTES Para quê o Sujeito Sinta-se maduro, Produtivo e inserido Num Contexto social.

Freud nao Seu Artigo Psicologia dos Grupos e Análise do Eu (1921), discorre Sobre a Formação dos Grupos e Destaca Que OS MEMBROS Grupo Um de, quando Unidos,  Independente de Como OU PORQUE SE agregaram se sentem possuidores de UMA alma coletiva de Espécie " "Fazem SENTIR OS Que, Pensar e Agir de UMA Maneira Diferente de inteiramente Como sentiria, pensaria e agiria CADA UM DELES isoladamente. Diz Que Ainda AO ENTRAR Parágrafo hum o Grupo Sujeito abandona UMA subjetividade SUA E SE Identificação com o Seu Líder E COM OS SEUS ideais, copiando-o e imitando-o. ESSA Identificação aparece los de forma amorosa e Fascinação É Isso Que o Grupo unificação. MEMBROS Estes, Cedem coletivamente instintos Que hum, Como indivíduos Isolados, forçosamente refreariam.
Mas se UMA exi Multidão de hum Chefe é Preciso Que possua Elementos determinadas aptidões Pessoais. (O Chefe) Devera Acar-se empolgado Por UMA Fé Intensa n'uma Idéia Parágrafo Poder CRIAR UMA NA MESMA Fé Multidão. MESMO Ao Ritmo Devera possuir UMA Vontade imperiosa e Potente, suscetível de animar UMA Multidão, carente, Por SI MESMA de Vontade. (Freud, 1921)
Postula Líder Que hum e considerado Por SEUS liderados Como UMA onipotente Pessoa, invencível, Capaz de amar igualmente UM OS MEMBROS Fazem Todos neutralizando Grupo de Diferenças SUAS, homogeneizando-os e, principalmente,-os dos perigos defendendo. O Líder, tal qua o hipnotizador exerce UMA Fascinação, Influência Sobre hum e impotente Sujeito SEM Defesa, inclusive Sendo UMA Capaz de paralisar e inibir UMA Racionalidade do Indivíduo OU SEUS liderados DOS.  "A Personalidade desaparece Consciente, Uma Vontade EO FICAM abolidos Discernimento. Sentimentos e entao São orientados Pensamentos SEM Sentido determinado Pelo hipnotizador "(Freud, 1921).
ASSIM, a intensificação das Relações Entre o Chefe subordinado, OS Aspectos afetivos, a Dinâmica das Manifestações Dessa softwares antigos Relação Ambiente de Trabalho e Formas de Comunicação Como partícipes cessos envolvem Que Serviços devem caracterizadas Como Pressupostos Básicos da condição organizativa do Trabalho NAS INSTITUIÇÕES, de Que forma o Sujeito POSSA contribuir realizando Algoritmo Alternativas e Soluções CRIAR Que problemáticas e como se apresentam, unindo SUAS idealizações à Realidade.

(*) Trabalho apresentado Esboço de hum Parágrafo CONCLUSÃO de disciplina do Curso de Pós-Graduaçăo em Administração da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, agosto/2009. Eliana Olímpio.

Referências bibliográficas

DEJOURS Christophe, Abdoucheli E. Itinerário teórico em Psicopatologia do Trabalho. In: C, Abdoucheli E, Jayet C, organizadores. Dejours Psicodinâmica do Trabalho. São Paulo:  Atlas.
. _________ Loucura do Trabalho. São Paulo: Oboré, 1987.
FREUD, Sigmund. (1905). Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. In: FREUD, S. Obras completas, ed. Brasileira. Norma Delta, 1959: Rio de Janeiro. vol. VII.
______. (1915). Observações Sobre o amor transferencial - Novas Recomendações EAo Médicos exercem Que Psicanálise III. In: FREUD, S. Obras Completas, ed. Norma Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1980. XII.
. ______ 1920). ( «« Além do Princípio do Prazer. In: FREUD, S. Obras Completas, ed. Norma Brasileira. Rio de Janeiro, 1980. Imago . vol XVIII.
. ______ 1921). ( Psicologia das Massas e Análise do eu. In: FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro, 1959. Delta vol. XVIII.
______. (1930). O mal-Estar nd Civilização. In: FREUD, S. Obras Completas. Ed. Norma Brasileira. Rio de Janeiro, 1980. Imago . vol XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário