Uma maneira prática é tentar verificar qual é a imagem que você costuma transmitir às pessoas. Simpático? Fechadão? Intelectual? Bem-humorado? Vaidoso? Desleixado? Ponderado? Impetuoso? Arrogante? Humilde? Faça um inventário do conjunto de adjetivos que as pessoas usam para se referir a você (inclusive os desagradáveis) e você terá uma boa idéia da imagem que você costuma transmitir aos outros. Talvez seja bem diferente da imagem que você gostaria de transmitir. Seu próximo passo, portanto, é corrigir o seu comportamento para mudar a sua imagem junto ao público visado, tendo consciência de que, ao fazer isso estará criando uma imagem negativa junto a outros públicos. Não se pode agradar a todo mundo o tempo todo.
Valorizar a imagem (da maneira de vestir até o jeito de falar), associada a uma boa dose de conteúdo é um cuidado tão comum que a maioria das pessoas, às vezes, nem se dá conta de que está utilizando ferramentas de marketing.
O marketing pessoal é uma prática individual, onde cada pessoa gerencia a própria imagem, carreira e aspirações de sucesso de um jeito muito particular. Não é um manual de boas maneiras onde se ensina o que vestir, o que falar e como se comportar de uma maneira padronizada. Marketing pessoal é destacar um indivíduo da multidão, tornar o seu rosto visível e reconhecível em meio a tantos outros, diferenciando-o dos demais neste tempo de extrema competitividade.
Uma vez escolhida a imagem que melhor se ajusta a você, seu trabalho é gerenciá-lo para que pareça coerente aos olhos de seu público. As palavras-chave são coerência e público. Se o seu público espera vê-lo de paletó e gravata, faça com que não seja visto de bermudas e chinelos, e vice-versa. A menos que queira mudar de público.
O marketing pessoal exige maturidade para reconhecer pelo menos dois fatos importantes:
1) Todo sucesso gera ressentimento. Se você permanecer na obscuridade, ninguém o odiará. Assim que começar a se destacar, começará a ser bombardeado por críticas. O sucesso de uma pessoa faz constatar o insucesso de outras e isso gera inveja, e o sujeito que pratica marketing pessoal tem que estar preparado para isso.
2) A admiração de um público necessariamente levará à rejeição por outros públicos. Portanto, você deve Ter o máximo cuidado ao escolher o seu público, e deve se esforçar para manter a admiração que conquistou junto a ele.
O networking é uma ferramenta que ajuda a compor seu marketing pessoal, ou seja, em qualquer ambiente que você se encontre, de uma forma ou de outra você faz contatos com outras pessoas e pode utilizar disso para criar uma rede. Networking é uma atividade expontânea do ser humano, que pode ser gerenciada com inteligência e propósito. Não procure as pessoas somente quando precisa delas, mas procure manter um contato sincero e cordial mesmo a distância. Se você procurá-las quando não precisa, a probabilidade de que elas estarão disponíveis quando você precisar será maior. Mas, não use dos cargos das pessoas para aproximação de interesse, mas por simpatia e não por mero puxa-saquismo.
O sucesso é um fenômeno social. Todos querem ser reconhecidos pelo que fazem, não importa a área. O grande segredo do marketing pessoal bem-sucedido é escolher como e por quem você quer ser reconhecido. Mas se você preferir o anonimato, não despertará ódios e tampouco despertará admiração. O importante e sentir-se bem com sua opção.
Muito bom!!
ResponderExcluir