sábado, 30 de outubro de 2010

Descubra seu talento

O maior desafio que nos aflige na era atual é nossa incerteza sobre o futuro, porque a única certeza que temos é que o futuro será cheio de mudanças. Mudanças provocadas pelos paradigmas que tão sendo contestados, modificados ou substituídos por outros que por sua vez provocam fatores que influenciam enormemente na estrutura social. A alta velocidade das informações, os avanços tecnológicos que provocam a substituição do real pelo virtual, do velho pelo novo e que trazem consigo, com certeza, diversas conseqüências. É preciso que acompanhemos as mudanças do nosso tempo. No que concerne à profissionalização, o mercado de trabalho é vasto, mas está relacionado diretamente com a situação econômica do país e sempre traz exigências muito específicas para os profissionais. Sabemos que um mercado promissor e em expansão demanda profissionais adequadamente formados e capazes de atender os desafios atuais.
 As profissões também estão mudando. Não há mais profissão de sucesso. Se as três grandes áreas do conhecimento detinham profissões que garantiam sucesso, como por exemplo, medicina, direito e as engenharias, hoje sabemos que não é bem assim. Se filhos de médicos, advogados e engenheiros eram bem sucedidos pura e simplesmente porque “herdavam” a escolha profissional  dos pais, hoje sabemos que as escolhas são feitas segundo as habilidades, competências e muita determinação. As vagas são definidas segundo a economia e é em função disso que estabelecem-se a competição.

O grande desafio é aprender a conviver e adaptar a essas constantes mudanças.  Nesse sentido, vencem os mais talentosos.  E talento não é algo herdado geneticamente, ou algo que cai do céu, mas é uma das tantas competências que tem que ser desenvolvida. O sucesso é definido pelo talento que nada mais é que “um jeito de fazer algo como ninguém mais faz”.

O talento tem que ser descoberto e desenvolvido. Assim, o sujeito tem que procurar se auto-conhecer e reconhecer quais as tarefas tem maior facilidade para desempenhar e quais tem maior dificuldade. Todos podem ter vários talentos, assim, procure aspectos em que você pode dizer que “eu sou bom nisso!”. Procure desenvolver os talentos que possam de alguma forma impulsionar a sua carreira.

O talento deve ser associado a uma visão humanista, conhecer e entender as problemáticas das pessoas, ser um bom gestor dos recursos humanos. Também o talentoso tem que ser ético, ligado a questões ecológicas, possuir uma cultura ampla compreendendo as diversas disciplinas, apreciando as diversas manifestações da arte.  O talentoso tem que desenvolver uma visão global, ou seja, ter uma visão a curto, médio e longo prazo. É a diversidade que faz a diferença. Procure absorver tudo o que a universidade e a sociedade têm para te oferecer.
Seja disciplinado e busque energizar-se e mostre-se com disposição diante das oportunidades que se lhe apresentem.

Procure realizar os seus sonhos. Estabeleça metas e siga em frente, em busca do sucesso. Seja persistente. Esteja atento ao caminho que você está percorrendo e se as possibilidades de alcançar seus objetivos são reais ou fantasiosas. Acredite em você mesmo. Todos os dias temos oportunidades de aprimorar. O importante é arriscar, e tentar sempre.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário